sexta-feira, 16 de março de 2012

Arcebispo de Cantuária anuncia que está deixando o cargo no final do ano

O arcebispo de Canterbury Rowan Williams revelou hoje que está a desligando-se do seu papel no final do ano.
Sua decisão vem depois de 10 anos no posto e depois de aceitar o cargo de Mestre de Magdalene College, em Cambridge.
Em um comunicado emitido a partir de Lambeth Palace, o Primaz de toda a Inglaterra disse: "Foi um imenso privilégio de servir como arcebispo de Canterbury na última década, e seguir em frente não foi uma decisão fácil. No restante do tempo não há muito a fazer, e peço suas orações e apoio neste período e além. Sou grato a todos os amigos e colegas que tão generosamente apoiados Jane e eu, nestes anos, e todas as paróquias e comunidades mais diversas na Igreja da Inglaterra e da Comunhão Anglicana maior que trouxeram esperança, visão e emoção para o meu próprio ministério. Estou ansioso, com aquele mesmo apoio e inspiração, para continuar a servir a missão da Igreja e testemunha da melhor maneira possível nos próximos anos.”
O arcebispo é o foco da unidade para a Comunhão Anglicana. Ele é organizador e anfitrião da Conferência de Lambeth, o presidente do Conselho Consultivo Anglicano (ACC), e presidente da reunião dos Primazes. Nesses papéis que viaja por toda a Comunhão Anglicana, visitando as províncias e dioceses, alem de apoiar e incentivar o testemunho da Igreja em contextos muito diversos. Como primus inter pares entre os bispos, ele tem uma preocupação especial para aqueles no ministério episcopal.
Após o anúncio, o Secretário-Geral da Comunhão Anglicana Canon Kenneth Kearon escreveu para os membros do Comité Permanente informando-os da decisão.
Pediu-lhes para lembrar o arcebispo Rowan e sua família durante este momento de transição e refletida na hora do Primaz no escritório dizendo que tinha "coincidiu com um período de mudança, tumulto e desenvolvimento na Comunhão Anglicana, e sua liderança cuidadosa, profundamente enraizada na espiritualidade e teologia, tem fortalecido e inspirado todos nós na Comunhão durante este tempo."
Arcebispo Rowan anúnciou que o ACC-15 na Nova Zelândia durante o último trimestre deste ano será o último como presidente da ACC.
O arcebispo de York, Dr. John Sentamu disse que estava triste ao ouvir a notícia: "Nossa parceria no evangelho nos últimos seis anos tem sido o período mais criativo do meu ministério. Foi a vida que dá para ter missões lideradas juntos, foi em retiros e oramos juntos. Em sua companhia bebi profundamente dos poços de misericórdia e o amor de Deus e tem sido tudo alegre. Ele é um verdadeiro irmão para mim em Cristo."
"A última década tem sido um tempo difícil para a Igreja da Inglaterra e da Comunhão Anglicana. Felizmente, o arcebispo Rowan é um líder notável e talentoso que tem fortalecido os laços de afeição."