terça-feira, 17 de abril de 2012

“Povo que não conhece sua história está condenado a repeti-la.”

Você que acha aqui cavalgamos em onças? Que nos dormimos em ocas?
Você, que acha que temos sucuri como estimação? Está “certo”!
Mas temos história também.

Ariquemes - Rondônia
Neste ano a cidade de Ariquemes completa 35 anos de emancipação política.
“Ariquemes vem de longe, história e crença, ciclo em ciclo econômico, borracha, minério, madeira, colonização. Registros existem de 1917, quando ainda se chamava Vila do Papagaio. Os índios Arikemis viviam nas cercanias.  Rondon teve ponto telegráfico na beira do Rio. Os fios de cobre integraram Rondônia ao litoral brasileiro.”
Ariquemes RO
Ariquemes RO










Campo Verde – Mato Grosso
Campo Verde é muito famosa por suas enormes plantações de soja.  As famílias se estabeleceram na localidade conhecida como Buriti dos Borges e deram início ao processo de colonização. Por mais de 100 anos a região viveu apenas da pecuária e da agricultura de subsistência. Até que na década de 1970, com a chegada de migrantes vindo do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, Campo Verde, então conhecido como Distrito de Posto Paraná, deu um salto de progresso.  Primeiro foi o cultivo de arroz que impulsionou a economia local, depois à soja ocupou o cerrado e trouxe mais riquezas para o futuro município. E para quem não sabe, Campo Verde foi o primeiro destino brasileiro preparado para o turismo tecnológico. Que honra! Ah, não posso esquecer! Essa cidade é uma ótima opção de lazer e turismos, para gosta de uma boa natureza.

Porto Velho - Rondônia
Este é o ano do centenário da Estrada de Ferro Madeira Mamoré. Essa “Ferrovia do Diabo” serviu de inspiração para grandes historiadores, como Amizael Gomes da Silva, autor de livros como “Conhecer Rondônia” e “Da Chibata ao Inferno”.
Foi em 1912 que Percival Farquhar, conseguiu concluir a ferrovia. Desde 1907, usava o velho porto para descarregar materiais para a obra e, quando decidiu que o ponto inicial da ferrovia seria aquele (já na província do Amazonas), tornou-se o verdadeiro fundador da cidade que, quando foi afinal oficializada pela Assembleia do Amazonas, recebeu o nome Porto Velho. Hoje, a capital de Rondônia. Fica nas barrancas da margem direita do rio Madeira, o maior afluente da margem direita do rio Amazonas.

Campo Grande - Mato Grosso do Sul
E se você está achando que essas três cidades têm muita história para contar. Espere para conhecer a cidade de Campo Grande.
Em 21 de junho de 1872, José Antônio Pereira chegou e se alojou em terras férteis e completamente desabitadas da Serra de Maracaju, na confluência de dois córregos - mais tarde denominados Prosas e Segredo - onde hoje é o Horto Florestal.  As ideias modernizadoras dos primeiros administradores influenciaram várias áreas, da pecuária ao urbanismo, e foi traçada a zona urbana com avenidas e ruas amplas e arborizadas. Outro fator de progresso para o município e para o estado de Mato Grosso foi a chegada da Estrada de Ferro Noroeste do Brasil, da RFFSA (atual Novoeste), em 1914, ligando as bacias dos rios Paraná e Paraguai aos países vizinhos: à Bolívia (em Corumbá) e ao Paraguai (em Ponta Porã). Finalmente foi concretizada em 11 de outubro de 1977, pela Lei Complementar nº 31, a criação de um novo estado (o Mato Grosso do Sul), cuja capital seria Campo Grande. Com aves cortando o céu e animais em parques urbanos, visitar a cidade é estar em contato com a natureza. Suas áreas verdes são locais para a contemplação, lazer e prática de exercício. Há uma variedade de áreas verdes na cidade.

Então essas são as cidades que formam o Distrito Missionário Anglicano. Se você se interessou por conhecer a história das cidades, maravilhados ficarão conhecendo as pessoas que nelas habitam. Gente diversa, gente inteligente, com muita história para mostrar e muito trabalho para oferecer.
Geison Felipe C da Silva
Representante em Porto Velho RO