domingo, 3 de junho de 2012

Jubileu de Diamante da Rainha Elizabeth II

O Reino Unido deu início neste sábado a quatro longos dias de comemorações em homenagem ao 60º aniversário da ascensão ao trono de sua rainha, Elizabeth II, que inaugurou esta maratona festiva assistindo em Epsom às corridas de cavalos, uma de suas paixões. [...]
Se no ano passado foi Kate, recém casada com o príncipe William, a responsável por causar sensação, neste ano o protagonismo recaiu sobre a monarca, acompanhada por outros membros de sua família, como o príncipe Andrew e suas filhas, Beatrice e Eugenie.
Para a celebração popular será necessário esperar até domingo - dia em que estão previstas chuva e uma temperatura máxima de 12 graus -, com o "Grande Almoço" nas ruas e parques de todo o país, que deve reunir milhares de pessoas. No total, há 9.500 festas oficiais organizadas. [...]
Mas o foco está em Londres e na procissão de mil embarcações pelo Tâmisa, que contará com a participação da soberana, acompanhada pelos principais membros de sua família, como William e Kate, em uma luxuosa embarcação adornada com 10.000 flores vermelhas e roxas, perante um milhão de pessoas.
Vários fãs já acampavam neste sábado junto ao rio, para poder desfrutar de uma vista excepcional. "As pessoas pensam que estamos loucas, e estamos", disse uma destas espectadoras entusiasmadas, Kelley Cragi, que chegou do vizinho condado de Essex com sua sobrinha e sua mãe.
Na segunda-feira, festiva como na terça-feira, haverá um megashow em frente ao palácio de Buckingham, no qual o veterano grupo britânico Madness deve interpretar sua famosa música "Our House" na cobertura da residência oficial da soberana, enquanto o palco receberá artistas como Elton John, Paul McCartney, Stevie Wonder e Kylie Minogue.
Milhões de britânicos também são esperados nas ruas na terça-feira para saudar a rainha, que percorrerá de carruagem o centro da cidade depois de uma missa de ação de graças na catedral de St. Paul e de um almoço no palácio de Westminster, em um desfile - cujos últimos ensaios ocorreram neste sábado -, que terminará com os acenos no balcão do palácio.
As comemorações têm motivo, já que Elizabeth II - "Ma'am" para seus súditos, ou inclusive "a avó do povo" - é apenas a segunda monarca britânica que comemora Jubileu de Diamantes, depois de sua tataravó Vitória, em 1897.
O The Sun, jornal mais popular do país lembrava neste sábado que "não é em qualquer manhã que nos levantamos em um dia que ficará escrito nos livros de história".
 
A Rainha Elizabeth II é chefe administrativa da Igreja Episcopal Anglicana (Vídeo do Museu de Cera)


Acompanhe conosco mais vídeos durante a semana.