segunda-feira, 27 de agosto de 2012

Primeira Reflexão!

Geison Felipe C da Silva
UJAB Porto Velho RO 
“Nas duas últimas décadas, os mercados livres têm varrido o mundo, trazendo com eles enormes potenciais para uma mudança positiva. Mas o capitalismo tradicional não pode resolver problemas como desigualdade e pobreza, porque isto é impedido por uma visão limitada da natureza humana em que as pessoas são seres unidimensionais interessados apenas no lucro. [..]“ Muhammad Yunus

“Porque já chegamos à lua, mas ainda não acabamos com a fome e a miséria?”

Esse argumento é muito intrigante, pois que reflete a forma como as pessoas se relacionam entre si. Cabe também a nós refletirmos sobre a miséria. É realmente possível erradicar ela?

É desanimadora a reflexão. A quantidade de pessoas que passam fome no mundo é de quase um bilhão e a população da China é de 1,34 bilhão. A China é o país mais populoso do mundo e também o mais emergente, o que está crescendo de forma espantadora, assustando países como EUA, e é também o país com mão de obra mais barata. Se por acaso o governo chinês quisesse criasse um plano onde cada pessoa, pudesse comer um pão por dia, isso não seria possível. Mas porque, se há tanta gente trabalhando arduamente para acabar com a fome? O fato é que o planeta não tem recursos produtivos suficientes para que cada habitante chinês se usufrua de um pão por dia. Ou seja, é praticamente impossível acabar com a fome.

O que você acha sobre isso?