domingo, 21 de outubro de 2012

A misericórdia e a soberania de Deus

AS DUAS MÃOS DE DEUS
Correspondente Ecumênico 
“Vede as minhas mãos e os meus pés, que sou eu mesmo; apalpai-me e vede, pois um espírito não tem carne nem ossos, como vedes que eu tenho.” (Lucas 24:39)
“Os céus proclamam a glória de Deus, e o firmamento anuncia as obras das de suas mãos”. (Salmo 19). 
“ Fique tranquilo, deixei nas mãos de Deus!” Eis uma frase popular, quase um clichê, na maioria das vezes, utilizado por pessoas que estão desistindo de “uma grande lide”, por ignorância .Ignorância? Sim, Ignorância! Esta palavra, no contexto, representa desconhecimento.
Afinal, nós, pequeninos e “reles mortais”, definitivamente, não conhecemos o verdadeiro significado “de las Manos de Díos”, ou seja, muitas vezes caímos no pecado de tomar o “Santo Nome em vão”,ora,  isto ocorre quando não temos a ciência adequada do significado de tal expressão. Aliás, pasmem, menosprezamos os palmos do altíssimo, de tal maneira, que chegamos a igualá-lo com qualquer mão mortal. (Peço desculpas ao amigo leitor, pois foi inevitável a lembrança do “Craque Argentino”. hehe.
Então, no fim das contas, qual é o significado das “sagradas mãos”? Quando faço esta indagação, percebo a profundidade do assunto, visto que dimensão é tamanha que faz válida a citação do “Evangelista Amado”, este, escrevendo um resumo acerca da biografia do Salvador, reconhece: “... cuido que nem ainda o mundo todo poderia conter os livros que se escrevessem.” (João 21:25).E ,maravilhados com a esta fatia de conhecimento, revelada por Deus, também percebemos um fato importante: “ As imponentes mãos que construíram o UNIVERSO,foram,  igualmente,  as mesmas  mãos frágeis e transpassadas na cruz!” Uau, nisto, descobrimos que  não foi em vão que o “Pequeno-Grande-Apostolo”, inspirado pelo ESPIRITO, salientou: “E Deus escolheu as coisas loucas deste mundo para confundir as sábias.” ( 1 ºCoríntios 1:27).Com isto, damo-nos conta de que  estamos ao lado de um “MODERADO- PAI- RADICAL”, Ele(e somente Ele!), nos fascina, demonstrando para todos séculos, sua “grandeza através da fraqueza”.Logo, concluímos uma máxima: “Deus é a antítese perfeita, encontrada por uma  humanidade perdida, em meio de teses que distam da  “perfeição”! ”. A partir, desta descoberta a cerca  “tese sobre a antítese” descobrimos no caráter do triuno, uma personalidade insondável, porém simplória; discordante, e conciliadora em si mesma. Eis um pensamento que não é desprezível, os calos mãos do pintor são as testemunhas de sua conduta artística! E, da mesma maneira, os ferimentos do Nazareno testemunham seu amor e força.
 É notável o que irei dispor, pois em momentos de crise, quando tudo parece dar errado e as nossas mãos começam a arder, olvidamos-nos das misericórdias do Deus que com  suas “pequenas” e “grandes mãos”, agonizou com cravos vis, e aceitou as chagas que não pertenciam-lhe, esquecemo-nos da compaixão de um “Homem-Deus ; ao contrario, quando tudo vai bem,fazemos pouco caso, adquirimos uma amnésia, sem recordar do “papel coadjuvante” adquirido por nós diante de um glorioso ”Deus-Homem”.  Igualmente, no dia mau, nossas memórias falham, em nosso pensamento errôneo, Deus perde sua “sensibilidade” e as misericórdias infindáveis do Eterno, simplesmente,desaparecem, Deus torna-se mau e insensível. Entretanto, já nos momentos bons, engavetamos o “Amado de nossas almas”, passamos a servir um a deus diferente, o nosso ego, esquecemos da soberania de Deus e paramos de render-lhe graças, e em nossa “ideia equivocada”, o Pai do Céu é bom; um bom banana.
Todavia, nas tragédias, não podemos deixar de contar com um PAI SOBERANO e nas nossas orações devemos depositar toda a nossa fé nas mãos de  um DEUS FORTE. Em contrapartida, quando a “colheita” vai bem as MISERICORIDIAS também devem ser lembradas para que possamos agradecer ao Deus que não se escondeu do martelo e da coroa de espinhos.
Deus não muda, suas características continuam as mesmas e suas antíteses não se contradizem; se complementam.  Não importa o tempo no qual você se encontre, coloque tudo nas mãos de Deus, nas duas!!!!!!!!!!!!!