domingo, 14 de abril de 2013

Fotos do culto de 14/04 com duas novas acólitas

A celebração eucarística do dia 14/04 marcou o início do ministério de serviço ao altar de duas crianças –Drielly (9 anos ) e Nathália (7 anos) se matricularam no curso que está oferecido aos acólitos aos sábados, e alegremente se dispuseram a servir ao altar na liturgia do dia 14.
O ministério dos acólitos é uma pastoral de serviço existente há muito tempo na Igreja Episcopal Anglicana do Brasil. O objetivo é reunir, preparar, ensinar e treinar crianças a partir de 7 anos, adolescentes e jovens para o auxílio na liturgia do altar e também no serviço ao mundo. Muitos dos clérigos e clérigas hoje em atividade descobriram sua vocação pastoral quando ainda serviam nos grupos de acólitos.
Nosso curso está sendo dirigido pelo ministro-leigo Alexandre Bruno nas tardes de sábado, utilizando apostila preparada pelo Rev. Ivaldo Correia (Diocese do Rio de Janeiro). Na parte teórica, os acólitos já aprenderam a estória de Samuel, que ainda muito pequeno, servia ao altar do Senhor auxiliando o sacerdote Eli. Aprendem também os nomes das alfaias e utensílios litúrgicos, o sentido simbólico dos mesmos e das várias partes da liturgia, além do cerimonial. Na parte prática, além do próprio serviço litúrgico em seus diferentes ritos, também estão se inserindo na pastoral social participando da atividade de assistência no Jardim Noroeste um sábado por mês e compreendendo, dessa forma, que o serviço do altar e o serviço ao mundo são inseparáveis, pois teologicamente, o sacrifício de Cristo no altar foi também a culminação do seu serviço em prol do mundo e da criação. 
Estamos organizando o I Encontro de Acólitos do Distrito Missionário juntamente com o grupo da Paróquia da Anunciação em Campo Verde, liderado pelo Rev. Hugo.
Drielly e Nathália ainda estão em treinamento, mas, mesmo com pouca idade,  demonstraram muita concentração e seriedade. O próximo passo é confeccionar vestes apropriadas para elas, pois estavam tão animadas a participar, que usamos vestes improvisadas.
No culto do dia 14 também recebemos a visita da presidente da Câmara de Clérigos e Leigos da IEAB, sra. Selma Almeida Rosa, da Paróquia de São Lucas (Londrina, PR).